Projeto Roda de Leitura

A “Roda de Leitura” e a Importância de contar histórias

Não é de hoje que as histórias são uma das mais ricas fontes de cultura, educação e identidade de um povo. Aliás, os próprios historiadores e folcloristas buscam conhecer o passado de uma civilização ou de uma nação através do conhecimento das histórias que marcaram a sua tradição oral. Os contos de fada, fruto do imaginário popular, tinham em sua origem uma função educativa. As lendas reproduziam os costumes de um povo. Grandes escritores nos legaram personagens, enredos e lições que ficaram para a eternidade, inspirando nossas vidas e a vida cultural de um país. Isso tudo quer dizer que o ser humano é facilmente seduzido por uma boa história!

Imaginemos então o fascínio de uma criança! Ela viaja, sente, se emociona, se identifica com os personagens, dá-lhes sua cumplicidade e solidariedade... o contato da criança com as histórias possibilita uma viagem ao mundo da fantasia, onde ela descobre lugares e outros tempos, diferentes culturas e sentimentos como riso, choro, raiva, tristeza, alegria, medo... e começa a saber lidar com eles!

É por isso que o projeto RODA DE LEITURA, essencialmente voltado à contação de histórias, busca conservar esse hábito, estimulando a imaginação e a curiosidade dos alunos, ampliando seu vocabulário e seu repertório cultural e dando amplo espaço à sua criatividade, quando as crianças são chamadas a uma atividade de resposta à história do dia, como os desenhos, as dramatizações, as produções escritas e a oralidade.

Afinal, quem não gosta de uma boa história, não é mesmo?

Newsletter

Assine nossa newsletter e receba em seu e-mail as novidades do Liceu de Estudos Integrados.

Instagram Liceu
siga-nos no instagram
Mural de recados
curta-nos no facebook